Dimensões

25 junho 2016

Lançamento - Primeira Edição Revista Sem Título

Gente linda! S2

É com muito, muito prazer, que anuncio que a primeira edição da revista Sem Título, antigo projeto do grupo de escritores de Goiânia (majoritariamente) que participo, saiu! Ufa!

Temos o editorial lindo da Larissa Fernandes, temos um artigo maravilindo do Victor Vinícius sobre Literatura e Cinema que foge do comum "adaptações" e vai bem na origem do cinema, a coluna igualmente marivilinda da Laury Alves sobre Como Escrever um Livro com uma dica muito pertinente, falamos um pouco sobre os nossos parceiros e... Crônicas e Contos, porque nada melhor para uma revista literária do que textos literários S2

Acompanhe a página do Sem Título aqui!

Baixe Aqui a revista ou leia online logo abaixo! :D

Toda a equipe do Sem Título espera sinceramente que vocês gostem!

20 junho 2016

Alanna: Os Sem Pele - Capítulo 6: De Novos Comandos e Transformações

Guiou a cadeira pelo corredor com tranquilidade, pensando em pedir que Davi fizesse algumas melhorias para deixá-la mais rápida – quase virar churrasquinho nas mãos dos Demônios estava influenciando grandemente sua decisão. Parou diante de uma porta de aço blindada que mais parecia a porta do cofre de um banco. Manobrando a cadeira, conseguiu alcançar sem dificuldades o buraco de fechadura no batente. Encaixou sua chave e, após uma sequência de giros para a esquerda e para a direita, a porta se abriu para fora. Aumentou a abertura ao puxar o objeto de metal, guiando a cadeira para entrar na sala, a porta se fechando atrás de si sozinha.

11 junho 2016

Espalhe Fantasia!

Pessoas lindas do meu S2

O Vagner, do grupo lindo do face "Livros de Fantasia e Aventura - Skoob" veio com essa ideia outro dia lá, de blogueiros e tals marcarem um dia para falarem e recomendarem 5 séries de fantasia publicadas no Brasil, nacionais ou estrangeiras. Não podia deixar de participar! S2

Pra quem acompanha o blog há algum tempo, provavelmente percebeu minha paixão pro fantasia. E mesmo se não acompanha, não é muito difícil de perder se olhar as minhas histórias ou as resenhas postadas.

Mas o que exatamente é fantasia?

Cada um vai te falar um coisa, ou melhor, definir de forma diferente. Pra mim, basta algo que envolva magia e/ou diferentes universos e/ou seres que fogem à realidade de certa forma (normalmente seres mitológicos). E à partir daí surgem ramificações... Fantasia Científica, onde temos fantasia mesclada ao Sci-Fi, cujos melhores exemplos é a saga Artemis Fowl, publicado no Brasil, e o universo de RPG Shadowrun, cujas novelas estão disponíveis apenas em inglês. O Grimdark, onde a fantasia está num mundo constituído de tons de cinza, onde atualmente se destaca a Trilogia dos Espinhos e As Crônicas de Gelo e Fogo, ambos publicados no Brasil. A Alta Fantasia, onde temos magos e o bem contra o mal (normalmente), entre outros elementos, representado muito bem por O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Nárnia. Fantasia Urbana, onde a magia se passa num universo similar ao nosso, onde a magia normalmente é tratada como algo oculto; o maior exemplo desse subgênero é a série de livros Harry Dresden. Fantasia Sobrenatural, normalmente caracterizada pela presença de seres como vampiros e lobisomens em histórias que estão relativamente longe do horror onde normalmente às vemos (se tiver um YA no meio então, é romance pra todo lado. Normalmente xD). E tem a Medieval. E a Baixa. E dependendo de pra quem você pergunta, mais uns vinte tipos.

E mais um monte de interseções entre esses subgêneros e com outros gêneros. E cada um vai dividir de uma forma diferenciada. E normalmente deixar clássicos de fora.

"Clássicos fantásticos, Gabi?"

Sim, clássicos fantásticos. As tragédias e épicos gregos, com seus deuses e ninfas e todo o mais sempre tão presentes, são uma espécie de fantasia realística (que, eu sei, não mencionei ali em cima), onde a fantasia é o normal. A Epopeia de Gilgamesh, lá das bandas da Suméria, pode ser considerado um clássico de Espada e Magia. E A Divina Comédia, quer algo mais... Ok, não sei como exatamente classificá-la, mas que tem elementos de fantasia, isso tem. E Auto da Barca do Inferno, com o anjo e o demônio? Quer algo que se encaixa mais em fantasia que isso? A questão é que, normalmente, esses textos são classificados como "Épicos" (que do que me lembro das aulas de literatura não tem nada com o gênero Fantástico), ou entre uma dessas outras classificações clássicas que não incluem Fantasia, Sci-fi e outros gêneros de ficção que temos atualmente.

Com essas considerações feitas, vamos ao que interessa: Falar sobre 5 séries de fantasia publicadas no Brasil! :D

10 junho 2016

Resenha: As Crônicas de Herannon 3ª Era - O Aprendiz do Arquimago

(Com meu escorpião em resina que tenho faz séculos porque um personagem do livro é tão traiçoeiro quanto, pelo menos pra mim. Não, não contarei quem)

Editora: Chiado
Autor: Michael A. Iora
Páginas: 627