17 fevereiro 2015

Resenha: O Temor do Sábio


Editora: Arqueiro
Autor: Patrick Rothfuss
Páginas: 960

"- Teccam dizia a mesma coisa. Não há homem valente se nunca houver caminhado algumas centenas de quilômetros. Se você quiser saber a verdade sobre quem é, caminhe até que nem uma única pessoa saiba o seu nome. As viagens são o grande nivelador, o grande mestre, amargo como remédio, mais cruel que o espelho. Um longo estirão de estrada lhe ensina mais sobre você mesmo do que 100 nos de serena introspecção.”" (Pg. 820)

Vamos lá, falar desse livro que é a continuação de O Nome do Vento (resenha aqui) e que simplesmente nos deixa sem fôlego e que parece que cria braços que seguram a nossa cabeça para mantê-la focada no livro (Tio Pat e seu jeito maravilhoso de escrever :D).

Temos Kvothe em todo seu esplendor.

Temos Bast sendo Bast.

Temos Dena sendo vaca.

Temos Auri sendo a coisa mais fofa do mundo.

Temos Devi sendo linda.

Temos Elodin sendo a maior peça de todas, e um dos melhores personagens, como sempre.

Temos Kvothe fora da Universidade, porque as coisas ficaram meio feias pra ele lá e recomendaram ele sair um pouco, espairecer... E arranjar problemas, claro, porque ele acaba por ser contratado para recuperar dinheiro para um nobre poderoso quando só queria um patrono para sua música. (que eu não lembro o nome e estou com preguiça de procurar no livro. 960 páginas que li tipo um ano atrás, tenham pena de mim! ç.ç).

E é nessa de recuperar a grana que conhecemos Tempi mercenário-ademriano-TDB-vemnimim (lado fãgirl falando alto). É com Tempi que Kvoth passa a aprender Ademriano, a Ketan e a chamada Lethani. (leiam pra saber. É realmente interessante ver as discussões entre Tempi e Kvothe sobre esses assuntos)

Um dos momentos mais altos da narrativa é quando Kvothe encontra a Encantada Feluriana. É simplesmente incrível como Tio Pat nos guia através dos acontecimentos de quando Kvothe a encontra e fica preso ao seu reino por um tempo considerável antes de conseguir passar a perna nela e partir são, com direito a uma canção composta para a dita Encantada.

(Minha pobre tentativa de uma Feluriana em Biscuit. Tenho de praticar mais...)

E quando ele volta, vamos pouco depois ao ponto mais alto da história, na minha opinião: Kvothe em meio aos Ademrianos. É uma cultura tão bem construída e tão única que só lendo pra entender, mesmo que eu discorde com alguns pontos. Temos também mais descobertas sobre o Chandriano, claro, e também sobre o misterioso patrono de Dena. E temos uma cena ao final do livro que faz a gente se remexer, desconfortável.

A narrativa ainda tem aquele toque todo do Tio Pat: a gente lê muita coisa, muita coisa acontece, mas a gente não vê as páginas passando conforme lemos. Tipo, como com O Nome do Vento, é impossível largar até terminar. Impossível. Por mais que você queira fazer a leitura durar, não dá pra largar.

Quando li, não lembro de ter encontrado erros de revisão, mas eles provavelmente estão lá. xD A diagramação também está muito boa, obrigada. Mesmo detestando que não exista quebra de página antes de começar um novo capítulo, mas isso provavelmente é porque, se fizessem, o livro ficaria maior ainda. Economia de páginas, dinheiro, etc xD A página amarelada também facilita muito a leitura fluída.

E a capa... Bem. A Arqueiro saber escolher capas incríveis. :3

Classificação final:

6 comentários:

  1. AI MEU DEUS ESSE LIVRO.
    ELE É TÃO BOM QUE EU NÃO SEI NEM COMO COMEÇAR A FALAR DELE
    exceto, é claro, pela Denna, é claro. Tomara que morra. ¬_¬

    Ai, Feluriana e Tempi e Bast e ELODIIIIIN MEO DEOS QUE SAUDADE <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala não, tava dando uma folheada pra ver se tinha escrito "Ademriano" corretamente e me deu vontade de reler :v

      hasuhasuhsuasau tirou as palavras da minha boca sobre Denna e todos os demais xD Só esqueceu da Auri :3

      Aliás... Tenho de ler "A Música do Silêncio" <3

      Excluir
  2. Gabrielle, esse livro é incrível.
    Quando terminei fiquei com a sensação de "WTF"? Fiz tantas especulações, reuni amigos que tinham lido o livro e imaginamos tantas respostas absurdas e outras mais plausíveis para os porquês da história.. hahaha fiz até um post um tempo atrás falando sobre essas ideias de como será o terceiro livro. É MUITA COISA LOUCA! rs

    Você também fica se questionando sobre o chandriano, sobre quem é o mecenas de denna, sobre pqe o kvothe adulto está assim, moribundo? O que será que tem dentro do baú que ele tenta abrir??? ai, cadê o próximo livro????!!!??!!!

    Livre Leve Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente! @.@ Especulações que não acabam mais e só não ponho na resenha porque, pô, quero que o povo leia por si mesmo e fique tão piradinho quando eu xD

      Eu juro que acho que o mecenas da Denna é do Chandriano. Juro o_o E aquele baú lá... Sei não ç.ç

      E acho que nada de "Doors of Stone" ese ano ç.ç *morre de depressão*

      Obrigada pelo comentário, Gisela <3

      Excluir
    2. Pois eh. hahaha
      eu ainda acho que essa "Doors of stone" tem relação com aquela porta que não abre por nada no acervo da universidade (não pe acervo mas nao lembro o nome) hahaha Ou então, se pensar na pedra do marco do percurso também é uma especulação. OMG! Vou morrer até sair esse livro. hahaha

      Excluir
    3. Eu acho que a porta do acervo xD E tem outra que ele ouviu sobre quando trabalhava pro nobre lá... Esqueci o nome do cara ahsusauashu Na propriedade de uma mulher xD
      Todo mundo morre até sair esse livro ahsuasuhsauhuas xD

      Excluir

Mande beijo pra mãe, pra tia, pro namorado(a), pro cachorro, pro passarinho, dance cancan, enfim, fique a vontade, a dimensão é sua.
Syba: Mas não faça piada do meu cabelo... u.ú
Gabi: Tá, tá... ¬¬